Ajude a manter o
Projeto Criança Casulo


Casulo ganha computadores de mãe e amigos.

Muitos programas de leitura e escrita e escrita utilizam da tecnologia. Sabendo disso, uma mãe do Casulo teve a iniciativa de mobilizar amigos e sensibilizados doaram as máquinas. O Casulo agradece na certeza de que muitas crianças vão se beneficiar dessa intervenção. Veja a explicação da fonoaudióloga Renata Carneiro Benedito,

Os benefícios das intervenções fonológicas no computador.

 A consciência da estrutura da linguagem é a base para o reconhecimento de palavras familiares para o início da compreensão da leitura, ortografia e expressão escrita. Esta função pode ser atribuída à consciência fonológica e é essencial para a aquisição da leitura e escrita, pois possibilita a conversão da ortografia em fonologia, o que permite a um indivíduo ler as palavras de forma regular, por decodificação fonológica. As atividades abordadas para este fim incluem palavras, rimas, aliterações, sílabas e, por último, os fonemas (sons correspondentes às letras). Por isso, a literatura mostra que indivíduos que aprenderam a ler por decodificação fonológica, após aperfeiçoar este mecanismo, passam a ler em maiores velocidades, enriquecem o vocabulário e, assim, alcançam melhores níveis de compreensão.

Tornar o processo de intervenção mais motivador, com o objetivo de favorecer a manutenção da atenção, exerce influência sobre a dimensão afetiva do rendimento do leitor, favorecendo o processo de aprendizagem. Portanto, unificar este método de intervenção à recursos tecnológicos certamente contribuirão para a consolidação deste processo, colaborando na geração de interesse e aumento na motivação durante a realização das atividades.